Quem Somos

Sobre

Em atividade desde 1994, a Lexikon Editora dedica maior parte de suas publicações a obras de referência e estudo da Língua Portuguesa.

Dicionários CALDAS AULETE

Também é responsável pelo selo Odisseia, de publicações variadas.


MISSÃO: Ser uma referência – completa e atualizada –, em língua portuguesa para todos os que se interessam por falar e escrever bem.

VISÃO: Contribuir para o desenvolvimento da lexicografia em língua portuguesa.

_______________________________________________________________________________________________________________

LEXIKON é uma palavra de origem grega (leksikós) com grafia latina, que quer dizer “próprio das palavras ou referente a elas”, “o repertório de palavras de uma língua ou de um texto” ou “vocabulário”.

A Lexikon Informática foi criada em 1994, como uma subsidiária da Editora Nova Fronteira, com o objetivo de desenvolver ferramentas de apoio, consulta, aperfeiçoamento e desenvolvimento de produtos digitais.

Em 2007, ganhou independência e passou a se chamar LEXIKON EDITORA DIGITAL, se tornando titular das obras de referência até então editadas pela Nova Fronteira, como a Nova gramática do português contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, o Dicionário francês-português português-francês, de Paulo Rónai, o Minidicionário escolar Caldas Aulete, entre outros.

Em 2008, foi lançada a versão online do Aulete, o Aulete Digital, tornando possível a consulta gratuita ao maior dicionário digital da língua portuguesa. Além disso, essa plataforma online inclui a Gramática Básica gratuita baseada na Nova gramática da língua portuguesa, de Celso Cunha, e uma página de consulta ao Dicionário analógico.

Em 2009 publicou o Caldas Aulete Novíssimo dicionário contemporâneo da língua portuguesa, atualizado e com uma grande tradição lexicográfica. Sua nominata de cerca de 75 mil verbetes de vocábu­los e elementos de composição, aos quais se somam locuções e expressões idiomáticas, atingindo com isso cerca de 95 mil unidades de significado, que geram cerca de 200 mil acepções.

Paralelamente à veiculação de conteúdo online, a Lexikon reeditou e atualizou títulos fundamentais em obras de referência, como, o Dicionário etimológico da língua portuguesa, de Antonio Geraldo da Cunha e o Dicionário de dificuldades da língua portuguesa de Domingos Paschoal Cegalla, o Dicionário histórico de religiões e o Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos de Antonio Carlos do Amaral Azevedo.

Igualmente importante em seu catálogo é o Dicionário do petróleo, o primeiro em língua portuguesa, coordenado por Elói Fernadez y Fernandez a frente de um conselho editorial composto por profissionais selecionados entre os mais respeitados do Brasil. Assim como o Dicionário analógico da língua portuguesa, de Francisco Ferreira Azevedo, único thesaurus atualizado em nosso idioma, já de acordo com a nova ortografia.

Em 2016, a Nova gramática para concursos foi ganhadora do Prêmio Celso Cunha pela UBE. No mesmo ano também publicamos a 7ª edição da Nova gramática do português contemporâneo, de Lindley Cintra e Celso Cunha, uma das mais conceituadas do idioma, ainda a Nova gramática para concursos, de Cilene da Cunha Pereira, Edila vianna da Silva, Maria Aparecida Lino Pauliukonis e Regina Célia Cabral Angelim.

Em 2017 a Lexikon entrou para o Grupo Escala composto pela Editora Escala, que publica vários dos principais títulos de revistas do País, junto com a Escala Educacional, editora voltada ao segmento de educação que atende os mercados público e privado e a Editora Lafonte, com livros que são referência nas livrarias.

Av. Rio Branco, 123 sala 1710 – Centro – Rio de Janeiro   / RJ –                    CEP 20040-005
+55 (21) 3190-0472 / 2560-2601 –  WhatApp (11) 94044 4620                E-mail: sac@lexikon.com.br