Lindley Cintra

Um do30s pais do “Acordo ortográfico”.

Ao lado do brasileiro Antônio Houaiss, o filólogo e linguista português Luis Felipe Lindley Cintra foi um dos principais elaboradores do acordo ortográfico já utilizado e implantado desde o início do ano de 2009 no país. As primeiras conversas entre eles sobre a reforma na ortografia iniciaram-se ainda na década de 1980. Em 1990, Lindley Cintra foi um dos representantes de Portugal na assinatura do acordo ortográfico entre todos os países de língua de portuguesa, que entraria em vigor apenas recentemente. Sua participação é tida como a principal referência para as mudanças ocorridas na ortografia pela reforma, o que lhe rendeu o título de “um dos pais do acordo ortográfico”.

Falecido em 1991, foi um dos mais respeitados estudiosos da língua, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e autor de uma vasta bibliografia sobre filologia, gramática, linguística e variados assuntos do mesmo contexto.

Lindley Cintra é um dos autores, juntamente com o gramático brasileiro Celso Cunha, da Nova gramática do português contemporâneo, publicada atualmente pela Lexikon Editora Digital, uma das gramáticas mais utilizadas e conceituadas, que teve por objetivo unificar o idioma, servindo de norma para a língua portuguesa falada tanto por brasileiros como africanos, portugueses e demais lusófonos.

Livros do Autor

> Nova gramática do português contemporâneo 7ª edição (Celso Cunha e Lindley Cintra)

> Nova gramática do português contemporâneo 6ª edição (Celso Cunha e Lindley Cintra)

Não há comentários, seja o primeiro a comentar