Domingos Paschoal Cegalla

 

Neto dcegallae imigrantes italianos, Domingos Paschoal Cegalla nasceu em Tijucas, Santa Catarina, em 1920. Formou-se em Letras Clássicas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná. Lecionou língua portuguesa, literatura e latim em Curitiba, em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde residiu de 1953 até sua morte, em 2013.

É autor do Dicionário de dificuldades da língua portuguesa, da Novíssima gramática da língua portuguesa (1964), do Dicionário escolar: língua portuguesa e da Nova minigramática da língua portuguesa, todas consagradas obras didáticas.

Publicou também Canção de Eurídice, Um brado no deserto (poesia) e Triângulo amoroso (romance). Traduziu diretamente do grego Antígona, Electra e Édipo Rei, esta última agraciada com o Prêmio Jabuti.

Livros do Autor

 Dicionário de dificuldades da língua portuguesa

 

Matérias

Domingos Paschoal Cegalla – LP&M

Domingos Paschoal Cegalla – Folha de São Paulo

2 Comentários

  1. Mercia disse:

    Senhores(as),
    encontrei o Dicionário de Dificuldade… (3ª Ed.) com duas capas diferente, Uma mostra o teclado de uma máquina de escrever e a outra uma paisagem que mostra um abismo e um livro servindo de ponte. Qual dos dois é o mais recente, considerando que ambos são 3ª edição?