Destronando o Rei

Como os brasileiros da InBev compraram a Budweiser, maior cervejaria americana, um símbolo nacional

destronando-o-rei-release

Destronando o Rei é um fascinante estudo de caso, tendo entre os principais protagonistas o mesmo trio de empresários brasileiros cuja trajetória foi contada no livro Sonho Grande (2013), que formaram, a partir da Cervejaria Brahma, o maior grupo internacional fabricante de cervejas; a AB-InBev.

No final de 2008, bancos, advogados e um reduzido grupo de executivos da InBev trabalhavam em sigilo absoluto no plano de compra que transformaria a empresa resultante da combinação entre InBev e AB (Anheuser-Busch) em uma das quatro maiores empresas de consumo do mundo, atrás dos colossos Procter & Gamble, Coca-Cola e Nestlé.

A compra de um símbolo do capitalismo americano não seria apenas o maior negócio já fechado pelos brasileiros à frente da InBev, como transformaria de forma incontestável Carlos Brito, Marcel Telles, Jorge Paulo Lemann e Beto Sicupira nos empresários brasileiros com maior alcance global.

Tudo parecia estar sob controle até que o segredo vazou para o mundo no dia 23 de maio, quando o blog Alphaville, do jornal inglês Financial Times, publicou na internet a informação de que a InBev preparava uma oferta de 46 bilhões de dólares pela centenária companhia americana. A aquisição foi concluída por 52 bilhões de dólares, o maior valor pago por uma empresa de consumo até então.

O Rei mencionado no título é o rei das cervejas, o grupo Anheuser-Busch, dono da cervejaria mais poderosa da América, o fabricante da Budweiser. Este livro conta a história da operação de aquisição comandada pelo o grupo de brasileiros à frente da InBev, a cervejaria belgo-brasileira.

Um timing perfeito e uma série de eventos inesperados, incluindo a ajuda de membros da família que comandou o negócio por mais de um século, compõe o pano de fundo de uma sensacional história recém-acontecida no mundo dos negócios internacionais.
Julie MacIntosh, premiada jornalista que cobriu o takeover para o jornal Financial Times – que publicou o “furo” da notícia -, investigou e nos apresenta todos os detalhes do drama que se abateu sobre a Anheuser-Busch em 2008, mas foi em parte ofuscado pela enorme crise financeira norte-americana que afetou toda a economia global, perdendo apenas para a Grande Depressão.

Hoje, depois que a ‘poeira baixou’, muitos se têm questionado sobre como o “Rei das Cervejas” foi tão facilmente tomado por uma corporação estrangeira e até que ponto a queda da empresa espelha uma mudança na ordem que regulava o poderio econômico dos Estados Unidos e de suas grandes empresas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

A VENDA DA BUD:
Como a família Busch perdeu o controle da mais icônica cervejaria da América
Se algum grupo americano reinou sobre a terra do leite e do mel para executivos corporativos, este foi o Anheuser‐Busch, muito embora a denominação de terra do lúpulo e da cevada fosse mais apropriada. Este reino terminou no verão de 2008, quando a companhia se fundiu com a Inbev, a gigante belgo-­brasileira e sua cultura empresarial radicalmente diferente. A jornalista Julie MacIntosh descreve cada lance da operação com riqueza de detalhes, cena por cena.
The Wall Street Journal

O REI DAS CERVEJAS NUM TRONO ESCORREGADIO
Julie Macintosh merece todos os créditos por se concentrar no caso Anheuser-­Bush / Inbev, apesar das consideráveis distrações macroeconômicas. A persistência da autora é amplamente recompensada neste relato sobre o acalorado conflito geracional… Destronando o rei revela uma incrível trama sobre os negócios americanos na era da globalização.
The New York Times

A RESSACA:
Em Destronando o rei, Julie MacIntosh revela os bastidores da história de como três gerações da família Busch construíram uma dinastia que se tornou parte da cultura pop americana para deixar que ela fosse tomada por estrangeiros.
Forbes

ÀS VEZES, FICA DIFÍCIL RESISTIR A US$ 52 BILHÕES:

Destronando

Valor Econômico

 

 

 


 

 

 

 

 

 

Primeiras páginas


Autora: 
Julie MacIntosh
ISBN: 978-85-6294-815-2
Gênero: Negócios
Páginas: 408
Formato: 16×23 cm
Preço: R$ 44,00

» COMPRAR

 

 

Não há comentários, seja o primeiro a comentar