Dicionário online Caldas Aulete

janeiro 24th, 2017Notícias0 Comments »

Esta versão é um grande portal da língua portuguesa, que disponibiliza três grandes conteúdos: o dicionário Caldas Aulete, o Dicionário analógico da língua portuguesa: ideias afins/ thesaurus, de Francisco Ferreira dos Santos Azevedo, e uma Gramática essencial, de Celso Cunha, organizada por Cilene da Cunha Pereira. Os três conteúdos satisfazem o que é mais essencial no conhecimento e no uso da língua portuguesa: no Aulete, encontram-se os significados dos verbetes; no Analógico, precisão vocabular, com as opções de palavras para um conceito que se conhece, permitindo achar a palavra exata para o que se quer dizer; na Gramática, a compreensão de como se usa e estrutura a língua para expressar correta e coerentemente as ideias a serem transmitidas.

Acesse o AULETE aqui

Saiba mais sobre os três conteúdos abaixo.

Dicionário Aulete

Constitui-se de dois módulos que correspondem a dois dicionários distintos:

  • O tradicional Dicionário Caldas Aulete em sua versão original, atualizada para o Brasil até a década de 1980, com mais de 200 mil verbetes (identificados com o registro de verbete original na barra de ferramentas);
  • 86 mil verbetes atualizados para o universo léxico contemporâneo. À medida que este segundo módulo for alterado e acrescido de novos verbetes, significados e informações,  as atualizações serão incorporadas ao dicionário online.

Dicionário analógico

A partir da consulta de um vocábulo no Aulete ou no módulo Dicionário analógico, estando ele disponível entre os 100 mil análogos, é mostrada uma teia, na qual a palavra aparece no centro, cercada por todos os ‘verbetes’ do Analógico que a contenham. Ao se clicar em uma das palavras da teia, abre-se o verbete correspondente no Analógico, com dezenas de palavras de proximidade semântica à palavra inicial.

Gramática essencial

Para completar o tripé fundamental do conhecimento e bom uso da língua portuguesa, a Gramática essencial ensina a compreender como as palavras exercem funções na linguagem, como se estruturam em frases para informar, comunicar e expressar ideias, como variam e se flexionam, como melhor e mais claramente devem ser usadas em vários contextos e expressividades. Basta escolher no sumário digital um tópico equivalente a um capítulo e ou um subcapítulo.

 

Não há comentários, seja o primeiro a comentar