Adriano da Gama Kury

Adriano da Gama KuryAdriano da Gama Kury (1924-2012) era graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Livre Docência em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou atividades de extensão em importantes universidades federais do Brasil. Foi homenageado com a Medalha Aurélio Buarque de Holanda de Filologia, concedida pela União dos Escritores do Rio de Janeiro, tendo recebido também a Medalha Rui Barbosa, entregue a personalidades que se destacaram na prestação de serviços à cultura do país. Atuou como chefe do setor de Filologia da Fundação Casa de Rui Barbosa.

 Livros do Autor

2 Comentários

  1. Antonio Carlos disse:

    Fui aluno de Letras e sempre admirei o incansável trabalho do professor Adriano da Gama Kury. Dentre seus livros, destaco o Novas Lições de Análise Sintática (ed Ática, série Fundamentos). Ele arrola, dentre muitas úteis e pertinentes explicações, as orações subordinadas subjetivas agentivas e as adverbiais locativas e as modais. Pena de sua partida… Mas seus ensinamentos tão pertinentes acerca de nosso idioma permanecerão para sempre na memória de seus alunos e admiradores

    • SAC Lexikon disse:

      Prezado senhor,

      Agradecemos suas palavras sobre o saudoso professor Adriano da Gama Kury. A Lexikon Editora buscará sempre preservar as contribuições feitas por este notável autor ao idioma.

      Agradecemos a preferência e contribuição.