Vá de bike

Um guia radicalmente prático para você andar de bicicleta

capa-va-de-bike-releaseQuantos de nós já não viram ciclistas paramentados dos pés à cabeça, de capacete e roupa de lycra em cores berrantes, que parecem estar prontos para as Olimpíadas?

Para Grant Petersen, “andar de bicicleta é menos um mergulho com cilindro de oxigênio e mais uma pelada”, e a indumentária é dispensável se seu objetivo é fazer um passeio leve e divertido. Você pode usar roupas de ciclistas profissionais – especialmente se quiser pertencer a alguma tribo de ciclistas –, mas isso não é necessário para pedalar bem. Uma simples camisa de algodão e uma bermuda, por exemplo, ventilam melhor e permitem uma pedalada mais do que confortável.

Em Vá de bike – um guia radicalmente prático para você andar de bicicleta, Petersen desmistifica essa e inúmeras outras pré-concepções que temos sobre o ciclismo, demonstrando por meio de suas próprias experiências que pedalar é algo fácil e prazeroso, e assim deve permanecer.

Com seu know how o autor nos apresenta ao mundo dos ciclistas profissionais e amadores, poupando o leitor de firulas e indo direto ao ponto; a ordem é simplificar. Por exemplo, ele dá dicas para que você prepare seu corpo para ser saudável e aproveitar mais a sua bike. O mesmo vale para a escolha dos acessórios: priorize o conforto. Por que parecer um corredor profissional, em vez de, simplesmente apostar mais na diversão? Toda e qualquer escolha será bem-feita se for baseada na simplicidade. Este é o lema de Petersen.

Vá de bike é organizado e escrito de forma prática e sagaz, que reflete as ideias de Petersen a propósito do ciclismo. Capítulos como ‘Pedale como uma fada, não como um boi’, ‘Aviso: seu sinalizador pode matá-lo’ e ‘Como fazer sua família odiar bicicleta’ mostram um lado menos convencional – e chato – do ciclismo, ilustrando a ‘velosofia’ do autor: “Sua bicicleta é um brinquedo. Divirta-se com ela.”

A bicicleta deixou há muito de ser uma simples alternativa aos meios de transporte convencionais ou uma forma de lazer para representar um verdadeiro estilo de vida. A Shimano, uma das principais expositoras no Cycle Fair 2013, realizada de 7 a 10 de novembro em São Paulo, expressou grande interesse de investimento na América Latina, especialmente no Brasil – a projeção de crescimento desses países é de até 15% para este ano, enquanto a previsão para o resto do mundo é de 4%. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria, Comércio, Importação e Exportação de Bicicleta, Peças e Acessórios (ABRADIBI), o mercado de bicicletas é o que mais cresce no mundo, e o mercado brasileiro corresponde a mais de 50% do latino-americano. Aqui são produzidas 6 milhões de bicicletas por ano, e a frota circulante é de 80 milhões. O Brasil é o terceiro maior produtor do mundo, atrás apenas da China e Índia, e o quinto maior consumidor de bikes.

Em outro movimento importante, o jornal Valor publicou recentemente matéria sobre a compra da Caloi, maior fabricante de bicicletas brasileira, que domina 40% do mercado, pelo grupo canadense Dorel, que tem como objetivo promover o abastecimento dos mercados nacional e internacional por meio de exportações. A empresa tem um centro de tecnologia e logística em Atibaia (SP), e sua fábrica em Manaus, a maior unidade industrial de bicicletas fora do sudeste asiático, produz mais de 700 mil unidades por ano.

Tais dados demonstram que o ciclismo tem encontrado cada vez mais adeptos, graças a seu caráter versátil, que promove desde a redução da poluição até o bem-estar físico e mental de seus usuários. Para os apreciadores de bicicletas que sempre quiseram se dedicar ao ciclismo e a uma vida mais livre e de qualidade, Vá de bike é o guia indicado para a iniciação nesse estilo de vida baseado na simplicidade.

Autor: Grant Petersen
ISBN: 978-85-6294-818-3
Gênero: Ciclismo e Esportes
Páginas: 248
Formato: 11,5 x 22,8 cm
Preço: R$ 54,00

» COMPRAR

3 Comentários

  1. Marcos disse:

    Quem traduziu o livro?

  2. Paula Torres disse:

    adorei o livro!