Thesaurus essencial

capa-thesaurus-essencial

dicionário analógico

EM BUSCA DA MELHOR PALAVRA

O thesaurus, ou dicionário analógico, é o complemento ideal e necessá­rio de um dicionário léxico tradicional. Para o estudante, o profissional ou qualquer pessoa que queira se expressar bem e corretamente, ele re­presenta uma segunda e indispensável porta de acesso ao universo das palavras e de seus significados.

O conhecimento e o bom uso de uma língua, no caso o português, implica, primeiro, a partir das palavras que se ouvem ou se leem, iden­tificar o que significam em cada contexto, e, segundo, a partir de uma ideia que se quer expressar, achar as palavras que melhor a expressam.

No primeiro caso, recorre-se a um dicionário léxico, no segundo, a um thesaurus, como este Thesaurus essencial. Um thesaurus não é um dicionário de sinônimos, ou seja, de palavras que têm exatamente o mesmo significado de outra, mas uma relação de palavras análogas, ou seja, cujos significados estão numa certa área de proximidade com o de alguma outra palavra. Isso lhe confere um âmbito muito maior de pos­sibilidades na escolha de uma palavra.

O conceito, as funções e a organização deste Thesaurus essencial tornam simples e rápida aquela busca da ‘palavra ideal’, ou da ‘palavra que nos escapa’, ou da ‘palavra melhor’ para expressar o que se quer dizer. Muitas vezes temos uma clara noção do que queremos expressar, mas não encontramos a palavra mais adequada, ou que mais nos agrade. Ou, às vezes, temos uma palavra, mas por qualquer motivo achamos que pode haver uma que nos atenda melhor. O consulente encontrará no índice geral do Thesaurus essencial a lista dessas palavras, e a indicação de onde encontrará as palavras análogas no corpo do dicionário, em seus vários contextos.

Juntamente com o Aulete essencial ele abre aquelas duas portas de acesso ao conhecimento e ao bom uso do português. Para escrever me­lhor, para se expressar melhor.

Descubra como usar o Dicionário analógico em sala de aula clique aqui

Autor: Francisco Ferreira dos Santos Azevedo
ISBN: 978-85-8300-000-6
Gênero: Linguística
Páginas: 712
Formato: 11 X 15 cm
Preço: R$ 41,00

» COMPRAR

3 Comentários

  1. Hélio Penna disse:

    Este Thesaurus essencial é o mesmo que o Dicionário analógico da língua portuguesa?
    Obrigado.

  2. Ikki de Fênix disse:

    Qual a diferença desse Thesaurus para o Dicionário Analógico do mesmo autor?

    • admin disse:

      Qual a diferença desse Thesaurus para o Dicionário Analógico do mesmo autor?
      O Thesaurus (2013)é a versão essencial do Dicionário analógico (2010). Essencial nos dois sentidos da palavra, o de constituir a sua ‘essência’, ou seja, o que nele é fundamental, e o de ser indispensável, imprescindível para o fim a que se destina (encontrar rapidamente a palavra mais adequada).
      O Dicionário analógico (2010) as palavras em vez de serem apresentadas em ordem alfabética e sumariamente definidas, como num dicionário comum, são agrupadas por afinidades, por campo semântico, por vizinhança, já no Thesaurus (2013) as palavras estão em ordem alfabética. A melhor maneira de procurar uma palavra tanto no Thesaurus como no Dicionário analógico é por meio do Índice no final do livro.
      Ou seja, Analógico, que é organizado por temas, a busca só pode ser feita a partir do índice, onde cada ‘análogo’ em sua ordem alfabética (para poder ser achado) envia aos termos ‘cabeça’ a que pertencem. No essencial, os termos ‘cabeça’ também estão em ordem alfabética, podendo ser achados facilmente, mas são só pouco mais de 1.000. Os análogos (no índice)não chegam aos 100.000 do analógico, mas são algumas dezenas de milhares…