Thesaurus essencial

capa-thesaurus-essencial

dicionário analógico

EM BUSCA DA MELHOR PALAVRA

O thesaurus, ou dicionário analógico, é o complemento ideal e necessá­rio de um dicionário léxico tradicional. Para o estudante, o profissional ou qualquer pessoa que queira se expressar bem e corretamente, ele re­presenta uma segunda e indispensável porta de acesso ao universo das palavras e de seus significados.

O conhecimento e o bom uso de uma língua, no caso o português, implica, primeiro, a partir das palavras que se ouvem ou se leem, iden­tificar o que significam em cada contexto, e, segundo, a partir de uma ideia que se quer expressar, achar as palavras que melhor a expressam.

No primeiro caso, recorre-se a um dicionário léxico, no segundo, a um thesaurus, como este Thesaurus essencial. Um thesaurus não é um dicionário de sinônimos, ou seja, de palavras que têm exatamente o mesmo significado de outra, mas uma relação de palavras análogas, ou seja, cujos significados estão numa certa área de proximidade com o de alguma outra palavra. Isso lhe confere um âmbito muito maior de pos­sibilidades na escolha de uma palavra.

O conceito, as funções e a organização deste Thesaurus essencial tornam simples e rápida aquela busca da ‘palavra ideal’, ou da ‘palavra que nos escapa’, ou da ‘palavra melhor’ para expressar o que se quer dizer. Muitas vezes temos uma clara noção do que queremos expressar, mas não encontramos a palavra mais adequada, ou que mais nos agrade. Ou, às vezes, temos uma palavra, mas por qualquer motivo achamos que pode haver uma que nos atenda melhor. O consulente encontrará no índice geral do Thesaurus essencial a lista dessas palavras, e a indicação de onde encontrará as palavras análogas no corpo do dicionário, em seus vários contextos.

Juntamente com o Aulete essencial ele abre aquelas duas portas de acesso ao conhecimento e ao bom uso do português. Para escrever me­lhor, para se expressar melhor.

Descubra como usar o Dicionário analógico em sala de aula clique aqui

Autor: Francisco Ferreira dos Santos Azevedo
ISBN: 978-85-8300-000-6
Gênero: Linguística
Páginas: 712
Formato: 11 X 15 cm
Preço: R$ 41,00

» COMPRAR

sac@lexikon.com.br

Não há comentários, seja o primeiro a comentar