Ler / falar / escrever práticas discursivas no Ensino Médio

Uma proposta teórico-metodológica

Veja a amostra

Enviar para um amigo

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Em Estoque. R$69,90

Descrição Rápida

Neste livro, apresentam-se subsídios teórico-metodológicos para a formação de professores de língua portuguesa. Sugerem-se atividades para desenvolver a capacidade do aluno de observar, refletir, organizar e transmitir ideias e opiniões; ler, falar e escrever textos de diferentes gêneros, além de fruir o texto literário, identificar o estilo do autor, reconhecer as características estéticas do período e associá-lo ao contexto histórico-cultural em que foi produzido, contribuindo, desse modo, para o pleno exercício da cidadania.

Descrição do Produto

Já soam como truísmos, de tão evidentes e reiterados que são, os conceitos educacionais de que ‘ler’ não é só decodificar letras para formar palavras, mas assimilar e apreender (e muitas vezes aprender) com a maior fidelidade possível aquilo que o texto pretende comunicar, ensinar, informar, em nível de cognição ou de emoção; de que ‘escrever’ não é só desenhar com letras signos que representam os sons das palavras faladas, mas tornar acessível (e perpetuar) com clareza, equilíbrio e beleza o conhecimento ou sensação que se quer transmitir; e de que ‘falar’ é só um meio necessário para ‘dizer’, para expressar tudo isso em discurso oral, seja para contar, narrar, argumentar, defender, protestar…

Este livro pretende ser uma ajuda valiosa, em suas conceituações, suas metodologias e seus subsídios didáticos específicos, ao professor que, em sala de aula, tem como missão preparar seus alunos para ler, falar e escrever, fundamentos da interação social, do aprendizado (como aquisição tanto de conhecimento como de comportamentos e valores) e da transmissão de ideias e sentimentos; ou seja, prepará-los para a cultura, em seu mais lato senso.

As autoras – Cilene da Cunha Pereira e Janete dos Santos Bessa Neves –, com sua grande experiência, tanto em sala de aula como nas formulações de princípios de métodos de ensino da língua materna, fizeram deste livro o que ele deveria ser: uma ferramenta ao mesmo tempo teórica e prática, que os professores certamente apreciarão e utilizarão.

Informações Adicionais

AutorCilene da Cunha Pereira e Janete dos Santos Bessa Neves
Páginas240
Formato17 x 24 cm
GêneroLinguística
ISBN:9788586368783

Obras relacionadas:

O ensino da gramática: caminhos e descaminhos

Dicionário em sala de aula: guia de estudos e exercícios 

Iniciação à linguística: fundamentos essenciais

Seu dicionário na internet www.aulete.com.br