De onde vêm as palavras

Origens e curiosidades da língua portuguesa

capa-de-onde-vem-as-palavras-3d

17ª edição revista e atualizada

A palavra viva está na boca do povo, mas nem todas as palavras se encontram nos dicionários. De onde vieram? O que queriam dizer na sua origem? Graças à sua curiosidade aguçada, o professor Deonísio da Silva, professor e Doutor em Letras pela USP e “botânico e jardineiro das palavras”, que escreve toda semana a coluna Etimologia da revista Caras, iniciou uma pesquisa, caçando milhares de palavras e reunindo seus achados em De onde vêm as palavras.

L.A.R.APIUS, por exemplo, era como assinava um juiz ladrão as sentenças que vendia na Antiga Roma. Foi al-Kharizm o matemático que inventou os algarismos. E al-Faráb o persa que guardava antigos manuscritos. O generalCrasso cometeu o primeiro erro crasso. Charles Boycott inventou o boicote. O alemão Ferdinand von Zeppelin deixou seu nome no zepelim. Um militar chamado Filipe ensejou a palavra filipeta.

Tripalium designava instrumento de tortura, de três paus. Alumnus, aluno, ealere, alimentar, são palavras do mesmo étimo. Salário veio de salarium, pagamento feito em sal. Alvará veio do árabe al-baraat, e quer dizer quitação. Tragédia procede de trágos, bode, em grego, porque nos rituais a deuses pagãos sacrificavam-se bodes.

Você embarca em navios, ônibus, trens, metrôs, aviões, carros, mas a barcado étimo permaneceu. O grego haîma, sangue, aparece em hemorragia, hematoma, hemácia, mas você faz exame de sangue!

O português é a última flor do latim. Mas nas encruzilhadas de ínvios caminhos recebeu afluência e influência de muitas outras línguas. E várias palavras mudaram de significado. Neste best-sellerDe onde vêm as palavras, agora em 17ª edição, revista, atualizada e com acréscimos, os leitores vão encontrar antigos verbetes em nova redação e centenas de novos verbetes, que elucidarão as indagações do leitor mais perscrutador.

Apoio:

Logo Editora Unisul cor

 

 

 

 

 

Autor: Deonísio da Silva
ISBN: 978-85-8300-004-4
Gênero: Linguística
Páginas: 640
Formato: 15,8×23 cm
Preço: R$ 119,00

» COMPRAR

vendas@lexikon.com.br

10 Comentários

  1. Letícia disse:

    Gostaria de saber como faço para comprar a edição digital desse livro. Obrigada.

  2. Charles Rodrigues disse:

    Por favor, aguardo a edição digital.Obrigado.

  3. Paulo Teixeira disse:

    De que ano é a edição e quantos volumes tem esta obra?

  4. MCHAL disse:

    Prezados senhores:

    A propósito, peço considerarem a possibilidade de publicar em versão digital também o “Novíssimo Aulete” (formato Goldendict.org – visitem a página do gestor de dicionário eletrônico).

    Abraço.

  5. Senhores(as),
    Considerem disponibilzar este incrível dicionário para ser integrado à ferramentas livres, como o Goldendict.

  6. Hilander disse:

    Sempre tive muita curiosidade em saber de onde são originadas as palavras que usamos.