Quem somos

Sobre

Em atividade desde 1994, a Lexikon Editora dedica maior parte de suas publicações a obras de referência e estudo da Língua Portuguesa.

Também é responsável pelo selo Odisseia, de publicações variadas..


Lexikon é uma palavra de origem grega (leksikós) com grafia latina, que quer dizer “próprio das palavras ou referente a elas”, “o repertório de palavras de uma língua ou de um texto” ou “vocabulário”.
 
A Lexikon Informática foi criada em 1994, como uma subsidiária da Editora Nova Fronteira, com o objetivo de desenvolver ferramentas de apoio, consulta, aperfeiçoamento e desenvolvimento de produtos digitais.
 
A empresa tornou-se líder no mercado de softwares de referência com o Dicionário Aurélio Eletrônico e o Corretor Ortográfico Lexikon. Produziu também a Gramática Eletrônica e o Dicionário Espanhol-Português, em CD-ROM.
 
Em 2007, ganhou independência e passou a se chamar Lexikon Editora Digital, se tornando titular das obras de referência até então editadas pela Nova Fronteira, como a Nova gramática do português contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, o Dicionário universal de citações, de Paulo Rónai, o Dicionário etimológico da língua portuguesa, de Antonio Geraldo da Cunha e o Minidicionário Caldas Aulete.
 
Em agosto de 2007, a Lexikon inovou com o lançamento do Aulete Digital, o primeiro dicionário interativo, aberto e totalmente gratuito, com mais de 280.000 verbetes em sua base inicial, que chegou a mais de 700 mil downloads, ocupando o primeiro lugar entre os programas baixados no país.
 
Em 2008, foi lançada a versão online do Aulete, o Dicionário Aulete, tornando possível a consulta gratuita ao maior dicionário digital da língua portuguesa. No mesmo ano, foi lançada a Palavra do Dia, agora no ar no site do Aulete e no Facebook. Além disso, essa plataforma online inclui uma gramática básica gratuita baseada na Nova gramática da língua portuguesa, de Celso Cunha, e uma página de consulta ao Dicionário analógico.
 
Paralelamente à veiculação de conteúdo online, a Lexikon reeditou e atualizou títulos fundamentais em obras de referência, como a Coleção Referência de Bolso, em coedição com a L&PM Editores, o Dicionário etimológico da língua portuguesa de Antonio Geraldo da Cunha e o Dicionário de dificuldades da língua portuguesa de Domingos Paschoal Cegalla.
 
Igualmente importante em seu catálogo é o Dicionário do petróleo, o primeiro em língua portuguesa, coordenado por Elói Fernadez y Fernandez a frente de um conselho editorial composto por profissionais selecionados entre os mais respeitados do Brasil. Assim como o Dicionário analógico da língua portuguesa, de Francisco Ferreira Azevedo, único thesaurus atualizado em nosso idioma.
 
Em 2009, a Lexikon lançou a 5ª edição da “Nova Gramática do Português Contemporâneo”, de Lindley Cintra e Celso Cunha, uma das mais conceituadas gramáticas do idioma, já totalmente adaptada à reformada ortográfica da língua portuguesa, em vigor no Brasil desde janeiro deste ano. Em seguida, os principais lançamentos foram o Dicionário do Petróleo, o primeiro em língua portuguesa, coordenado por Elói Fernadez y Fernandez, a frente de um conselho editorial composto por profissionais selecionados entre os mais respeitados do Brasil. Por fim, já em 2010, relançamos e o Dicionário Analógico da Língua Portuguesa, de Francisco Ferreira Azevedo, único mais importante ‘thesaurus’ atualizado em nosso idioma, já de acordo com a nova ortografia.
 
Em 2016, a Nova gramática para concursos foi ganhadora do Prêmio Celso Cunha pela UBE. No mesmo ano também publicamos a 7ª edição da Nova gramática do português contemporâneo, de Lindley Cintra e Celso Cunha, uma das mais conceituadas do idioma.
 
Atualmente, a Lexikon Editora possui o Selo Odisseia. 

Av. Rio Branco, 123 sala 1710 – Centro – Rio de Janeiro   / RJ –                    CEP 20040-005
+55 (21) 3190-0472 / 2560-2601 – E-mail: sac@lexikon.com.br