Antenor Nascentes

 

antenor_nascentes

 

Antenor de Veras Nascentes (1886-1972) foi um dos mais importantes estudiosos da língua portuguesa do Brasil no século XX. Foi filólogo, etimólogo, dialetólogo e lexicógrafo. Ocupou como fundador a Cadeira nº 3 da Academia Brasileira de Filologia.

Entre a enorme lista de importantes obras produzidas ao longo de sua vida, destaca-se o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de 1932, que o fez famoso não apenas no Brasil, mas também em Portugal.

Podem-se destacar ainda o seu Vocabulário Ortográfico, de 1941, que influenciou o vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras (ABL), cuja primeira edição foi publicada logo depois; e o seu Dicionário Etimológico de Nomes Próprios, que viria a servir de base para o Vocabulário Onomástico da Língua Portuguesa, lançado apenas em 1999 pela ABL.

Também foi o autor do primeiro Dicionário de Português da Academia Brasileira de Letras, de 1967. Suas ideias e proposições acerca da ortografia da língua portuguesa influenciaram as bases da ortografia portuguesa atual. Também escreveu A saudade portuguesa na toponímia brasileira, entre muitas outras obras. Foi o agraciado com o Prêmio Machado de Assis do ano de 1962.

Não há comentários, seja o primeiro a comentar